VERDADE OU MITO? O UNIVERSO IMOBILIÁRIO SEM COMPLICAÇÕES

Somente a verdade, nada mais do que a verdade.

Sabe aquela informação que você ouviu falar a respeito do universo imobiliário?

Neste artigo, Cássia Miranda, diretora da Dommus e especialista no mercado imobiliário vai contar pra gente se é Verdade ou Mito.

Um imóvel vendido pela imobiliária sai sempre mais caro

Já falaram para você procurar um imóvel à venda diretamente com o proprietário, porque a venda feita por intermédio da imobiliária sai mais cara?

ESSE É UM MITO.

Ainda que na venda do imóvel feita por profissionais aplicam-se os pagamentos de comissões e taxas de corretagem, esses valores são baixos quando comparados à economia feita quando a compra é intermediada por quem entende do assunto. Isso porque o corretor detém o conhecimento de técnicas avançadas de negociação e conhecimentos para encontrar o imóvel perfeito para você, dentro do seu orçamento.

Além disso, a imobiliária presta toda a consultoria que você precisa e acompanha todos os processos da compra, te ajudando a passar pelas burocracias que existem na compra de um imóvel, sem que haja erros que poderão te custar muito no futuro.

A “bolha imobiliária” está prestes a explodir

Quantas vezes você escutou a expressão “explosão da bolha imobiliária” e ficou com medo de que isso realmente acontecesse?

ISSO É UM MITO.

Esse mito vem da crise imobiliária americana, em 2008, em que milhões de pessoas deixaram de pagar os seus financiamentos ao mesmo tempo, fazendo com que os bancos reaviessem os imóveis e tivessem que os revender a preços baixíssimos para minimizar os prejuízos.

O principal motivo são as taxas de financiamento dos imóveis no Brasil, que estão cada vez mais acessíveis, fazendo com que os compradores tenham condições de pagarem as prestações de maneira responsável. Além disso, existem diversos programas criados para evitar inadimplência e, consequentemente, a explosão da bolha imobiliária.

O tamanho do imóvel não define seu preço

Você acha que um imóvel de 150m² pode ter o valor de venda bem abaixo de outro com 70m²?

ISSO É VERDADE.

Por mais surpreendente que seja, um imóvel pequeno pode valer bem mais do que outro com o dobro do seu tamanho. Isso porque a área do imóvel é apenas um dos diversos fatores a serem levados em conta na hora da sua avaliação.

São considerados a localização, as condições do imóvel, a disposição dos cômodos, área externa e segurança quando um imóvel é colocado a venda. Dessa forma, um apartamento localizado em um condomínio, próximo ao centro, pode ser mais caro do que uma casa em um bairro mais distante, com poucas opções de mobilidade.

Por isso, não se surpreenda na hora de comprar um imóvel se você encontrar alguns que sejam menores, mas, ainda assim, com preço de venda mais elevado.

Empreendimentos em construção são um bom investimento

Você já deve ter ouvido o incentivo de alguém para adquirir um imóvel ainda na planta. Esse tipo de imóvel é mesmo um bom investimento?

ISSO É VERDADE!

É comum que os empreendimentos em construção tenham ótimos preços de lançamento. Como estimativa, normalmente é possível conseguir um preço inicial de 20 a 40% menor do que o custo final do imóvel. No valor total do investimento, essa diferença é bem significativa.

Além disso, o imóvel em construção oferece muito mais segurança quanto a irregularidades ou problemas judiciais, principalmente no que diz respeito a problemas relativos às condições do imóvel. Como a propriedade é nova, você tem muito mais garantia de que não está sujeito a ter que realizar novos investimentos com reformas e manutenções.

Por fim, o valor da entrada geralmente, pode ser negociado até a data de entrega do imóvel e há possibilidade de utilização dos programas de financiamento.

Nem todos conseguem fazer um financiamento

Diversas modalidades de financiamento imobiliário estão surgindo no mercado, tornando o sonho de comprar um imóvel cada vez mais acessível.

Mas nem todos conseguem realizar o financiamento, não é mesmo?

ISSO É VERDADE.

Apesar de programas como o Minha Casa, Minha Vida, que possui condições especiais para pessoas de todas as faixas de renda, ainda há quem não consiga a autorização para o seu financiamento.

A princípio, qualquer pessoa poderia financiar o imóvel, mas o empecilho se dá pela necessidade de preencher alguns critérios dependendo do método do financiamento imobiliário. Ao optar por fazer o financiamento por um banco ou qualquer instituição financeira, o comprador deverá ter renda adequada ao valor de crédito solicitado, não possuir restrição no seu CPF e ter uma série de documentos exigidos. Além disso, o valor das prestações não pode ultrapassar 30% da renda líquida.

Por isso, antes da compra do imóvel, é preciso estar com os documentos todos em dia e se informar junto à instituição onde pretende solicitar o crédito.

Qualquer imóvel pode ser financiado

Deseja financiar um imóvel e acha que está tudo certo, afinal, qualquer imóvel pode ser financiado, não é?

ISSO É UM MITO.

Nem todos os imóveis à venda podem ser financiados.

Para que o imóvel esteja apto a ser financiado, é preciso que seja realizada uma investigação minuciosa na sua documentação, no que se refere a impostos, escritura e legalização.

Além disso, é preciso saber se ele atende a todos os requisitos habitacionais. Ou seja, se ele está em condições de moradia, se é seguro e se pode ser usado como garantia de pagamento.

Assim, o que vai determinar se um imóvel pode ou não ser financiado é a vistoria, tanto na parte documental quanto estrutural do imóvel.

Também é bom que o comprador lembre-se de que imóveis usados requerem uma entrada maior. O valor máximo a ser financiado é de 70%.

Unidades de um mesmo empreendimento podem ter preços diferentes

Mesmo condomínio, imóveis do mesmo tamanho, mesmas facilidades, mesma quantidade de vagas na garagem. Ainda assim, os dois podem ter preços diferentes. Verdade ou Mito?

ISSO É VERDADE!

Essa variação de preço acontece porque outros fatores além dos já citados interferem no valor do imóvel.

Por exemplo, em qual andar eles se encontram. Quanto mais alto o apartamento, mais caro é o imóvel. Sendo a cobertura, geralmente, a unidade mais cara de um condomínio.

Incidência solar, se está ou não voltado para a rua e proximidade com a área de lazer também são quesitos que incidem diretamente sobre o valor do apartamento.

Sendo assim, você pode sim precisar pagar um valor maior dependendo da unidade do empreendimento que escolher.

É preciso ser casado para conseguir um financiamento

É preciso ser casado para que o crédito seja liberado para mim?

ISSO É UM MITO.

O Estado Civil não é relevante na hora de solicitar um financiamento.

Mas é preciso estar atento a algumas questões.

A primeira delas é que a renda total é levada em conta na hora da liberação do financiamento, que pode comprometer, no máximo, 30% dela. Assim, quando se é casado, a renda dos dois é contabilizada, fazendo com que a margem para as parcelas seja maior e o financiamento seja liberado mais facilmente.

Além disso, quando se é casado, a documentação dos dois é levada em conta. Ou seja: nenhum dos dois pode ter nenhuma restrição no CPF. Por isso, os documentos devem estar em dia para dar entrada no processo de financiamento.

Então, fique tranquilo: se você é solteiro, mas pode comprovar a sua renda e ela é suficiente para arcar com as parcelas, você pode, sim, financiar o seu imóvel.

Gostou das nossas dicas? Se você ainda tem alguma dúvida, pode deixar nos comentários ou entrar em contato com a Dommus, que te ajudamos.


Por: Dommus