Turismo no Vale do Aço - Venha viver a melhor experiência

O Vale do Aço conta com mais uma opção de belas paisagens e potencial turístico. Trata-se da Primeira Estação Ferroviária da região, que teve sua área revitalizada mantendo sua essência protegida e promovendo comodidade aos visitantes.

 

O complexo turístico conta com um mirante, que proporciona uma linda visão panorâmica. A área tornou-se referência em relação ao Turismo na região e está com agenda aberta para atividades culturais e visitação.

 

A estação foi fundada pelo Engenheiro Pedro Nolasco em agosto de 1922 e se manteve até 1942 como cemitério. O nome do local se deu devido ao terreno onde a Estação foi erguida, sobre rochas de calcário que se quebravam com facilidade, popularmente conhecida como “pedra mole”.

 

Em 1930 a Estação foi transferida para o Centro de Ipatinga, onde funciona a Estação Memória, que abriga atividades culturais e é acervo de documentos, registros e fotos importantes para a cidade. Já em meados da década de noventa, as ruínas foram tombadas como Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga. Em 2018 foi aprovado o projeto de restauração e a promoção de benfeitorias, em prol da abertura para visitantes.

 

Atualmente a estação está localizada entre os bairros Cariru e Castelo. São 650 metros de trilhas e ruínas com totens de informativos históricos para visitantes, que podem apreciar o encontro dos rios Doce e Piracicaba.

 

O Vale do Aço é rico em área verde e biodiversidade, contendo uma das últimas reservas da Mata Atlântica. Essa é uma boa oportunidade de passear com a família, conectar com a história da nossa região e eternizar boas memórias.

 

Venha visitar e se deslumbrar com a beleza e historia do lugar!

 

 


Por: Dommus