QUEDA DE JUROS FAVORECE A PORTABILIDADE DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO

A taxa básica de juros e o financiamento da casa própria estão em declínio no Brasil. Essa queda contribui para que os brasileiros encontrem condições de financiamento de crédito imobiliário com taxas cada vez mais atrativas, fazendo com que a portabilidade da dívida de um banco para outro seja cada vez mais frequente. Dados do Banco Central revelam que de janeiro a novembro de 2019 a transferência de crédito imobiliário entre bancos chegou ao valor de R$ 1,46 bilhão, o que representa crescimento de mais de 175% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Mas, em que a portabilidade pode contribuir para o consumidor?

De acordo com especialistas, ao transferir fazer a portabilidade de crédito imobiliário, o consumidor pode conseguir redução no valor das parcelas e melhores condições para pagamento do empréstimo. No mês de novembro de 2019, as taxas cobradas pelos bancos para recebe financiamentos iniciados em outras instituições eram, em média, de 7,2% ao ano. No mesmo mês, mas no ano de 2014, a taxa chegou a 9,3%.

E esse crescimento tende a ser cada vez maior. Além do aumento das opções para quem deseja migrar o seu financiamento para outras instituições, o Banco Central autorizou que os bancos fechem contratos imobiliários com base no IPCA, que determina a taxa de inflação, em vez da usual Taxa Referencial. Inclusive, contratos anteriormente fixados com base na TR, podem ser atualizados para o IPCA.

Bom momento para quem deseja realizar o sonho da casa própria! E, para isso, você pode contar com a Dommus. Venha nos fazer uma visita, falar sobre as suas necessidades, que te ajudaremos a encontrar o imóvel ideal para você. Vem pra Dommus!


Por: Dommus