Memorial Usiminas - Uma viagem ao legado histórico da cidade

O Centro de Memória Usiminas está instalado no prédio do Grande Hotel Ipatinga, situado no bairro Castelo. O memorial é um espaço considerado único no gênero e tem um legado histórico, cultural e social.

Construído pela Usiminas ainda durante a implantação da empresa na cidade e seria um ambiente destinado a receber autoridades nacionais e internacionais, empreendedores siderúrgicos e realização de eventos.

O projeto é do arquiteto Rafael Hardy e a inauguração ocorreu em 1961. O hotel funcionou até 1990 e foi tombado como Patrimônio Cultural Municipal em 2000, sendo conservado pela Usiminas e atualmente transformado em patrimônio arquitetônico.

Em 2021 o prédio foi revitalizado em 2021, tornando o Centro de Memória da Usiminas. São 840m² de área construída, com salas expositivas, 338 obras no acervo artístico, das quais 98 estão em exposição. O memorial é composto por três espaços e abriga obras de grandes artistas, acervo assinado por alguns dos principais nomes da arte brasileira, reunido pela empresa ao longo de quase seis décadas de operação.

A história da indústria  é evidenciada, proporcionando aos visitantes de maneira interativa que por meio de recursos tecnológicos, experimentam uma  viagem ao passado, além disso é uma obra que  resgata a identidade da região do Vale do Aço, da Usiminas, do município e do próprio Grande Hotel.

O acervo interativo de conhecimento, memória, cultura e inovação se relacionam com a essência da Usiminas desde os processos produtivos às suas práticas de sustentabilidade e tecnologia. Vale a pena conhecer.

 


Por: Dommus