7 melhores dicas para reformar um apartamento alugado

Você se tornou inquilino e gostaria de mudar alguma coisa no novo espaço, mas esbarra na questão das alterações que não podem ser feitas por locadores?

Neste artigo, vamos mostrar o que você pode fazer para deixar seu apartamento alugado com a sua cara, sem precisar mexer nos itens proibidos.

1. Conte com um bom projeto

Se você não se encontra na situação das proibições e o proprietário autorizou a reforma, excelente! Mas, não se esqueça de contar com um bom projeto para garantir um trabalho bem-feito — sendo tudo devidamente calculado e que não leve mais tempo que o previsto. Dito isso, o próximo desafio é buscar um engenheiro ou arquiteto, principalmente se o imóvel for antigo e precisar de uma avaliação mais aprofundada.

2. Atente-se às regras do condomínio

Reformar apartamento alugado requer cuidados e um deles é saber as regras do condomínio, já que terá barulho e quebra-quebra. A primeira coisa é se informar sobre os horários que pode haver trânsito de pessoas que não morem no condomínio, como as que trabalharão na reforma. Outro cuidado a ser tomado é entregar aos órgãos responsáveis e ao síndico do local a documentação exigida, para que sua obra não seja embargada após ter dado início aos trabalhos.

3. Pinte as paredes ou coloque adesivos

Pintar as paredes é permitido, mas você deve se lembrar de que terá que entregar o apartamento devidamente pintado, como você recebeu, e de acordo com que estiver no contrato. Por isso, pintar algo que você recebeu recém-pintado não será vantagem.

Por isso, a dica é investir em adesivos ou papel de parede, já que depois você terá que pintar mesmo.

4. Invista em uma iluminação diferenciada

Garanta aos espaços da casa a luminosidade adequada para cada ambiente. Instalar trilhos com spots é uma excelente sugestão, pois são fáceis de serem instalados e retirados. Além disso, existem algumas vantagens ao fazer essa opção, como o uso de apenas um ponto de luz para cada trilho.

5. Aposte em cortinas, prateleiras e quadros

Qualquer dos itens acima fará você furar a parede ou colocar adesivos. Na verdade, todos estragam a pintura e, já que você vai pintar novamente na entrega, tanto faz, não é? Então, aposte nesses elementos decorativos. Quadros e cortinas não podem faltar, uma vez que garantem uma decoração mais personalizada.

As prateleiras são muito úteis e decoram os ambientes da casa. Você pode instalar no banheiro, garantindo mais espaço para guardar os itens desse cômodo. Na cozinha, elas também são úteis e permitem organizar potes e outros materiais, tornando o local bem arrumado.

6. Pense no revestimento adesivo para banheiro e cozinha

Geralmente, cozinhas e banheiros de apartamentos antigos, e até dos mais novos, já estão com seus azulejos desgastados. Com o tempo, a estética desses dois locais da casa deixa muito a desejar. Sendo assim, existe uma boa alternativa para contornar o problema: o revestimento adesivo.

7. Liberte sua criatividade com uma parede de lousa

Essa sugestão é prática, moderna e bem fácil de aplicar, tanto a tinta quanto o adesivo. Pode ser usada em qualquer espaço da casa. Na cozinha e no quarto das crianças, é bem prático. Os pequenos se divertem, liberando toda a criatividade. Na cozinha, pode ser utilizado para escrever receitas ou apenas para decoração. Você pode escolher entre as duas opções, tinta ou revestimento adesivo.

E aí, gostou das nossas dicas? Agora é hora de colocar a mão na massa!


Por: Dommus